Você sabe o que é grupo focal?

Grupo Focal nada mais é um grupo de pessoas selecionadas de acordo com um determinado perfil, com objetivo de dar contribuições relevantes quanto a alterações ou renovações de embalagens de produtos. Existem outros tipos de discussão em grupo, porém, como estamos falando de embalagens vamos focar nesse segmento.

Critérios Importantes

Para tal evento precisa-se uma estratégia definida claramente e um moderador capaz de conduzi-las de forma que as respostas sejam efetivas e agregem informações relevantes para a equipe de marketing e design. Isso faz com o que o grupo foque no tema principal, o quanto a embalagem vai ser mais efetiva no PDV. Um bom roteiro de perguntas e mais profissionais anotando importantes pontos com diferentes olhares faz com que a experiência possa gerar bons frutos e assim, cooperar para uma embalagem mais vendável.

O mais importante é deixar a discussão dentro dos pontos do roteiro para que a experiência não seja muito abrangente e sem resultados efetivos. Essa é uma forma de conseguir medir as reações para que sua empresa possa definir qual a melhor opção para seguir com o produto. Nela você pode usar embalagens concorrentes para testes de qual é mais atrativa e medir qual o potencial de seu produto com a determinada embalagem.

Como posso fazer?

Existem agências especializadas que podem fazer isso por você ou você mesmo fazer um grupo focal com sua equipe de Marketing. Ideal é manter o encontro de forma não identificada para que isso não possa influenciar na opinião de quem está analisando as embalagens. Além disso, o material apresentado, como mais opções de embalagens, exposição no PDV para simulação ao lado de outras marcas, bem como a estrutura necessária dentro do roteiro escrito, podem trazer as reações e informações necessárias para transformar sua embalagem em um sucesso de vendas para seu produto. Afinal, ninguém melhor para dizer qual a melhor “apresentação” de seu produto do que clientes em potencial.