Cor Pantone 2019

A Pantone escolheu para 2019 um tom que vem para reavivar a vida e colocar as pessoas em reflexão à natureza. Envolvendo preocupações com a vida marinha e as consequências da poluição dos mares que vem matando milhares de espécies aquáticas todos os anos. Juntando esses fatores, foi lançada a tonalidade de 2019: a Living Coral, ou Pantone 16-1546. “Sociável e espirituosa, a natureza envolvente da Pantone 16-1546 Living Coral recebe e encoraja atividades despreocupadas”, disse a empresa.

Living Coral

Desde 1999, o instituto escolhe uma cor para ser tendência no ano que sucede. Para 2019, um tom laranja pêssego é adotado para reavivar as conexões humanas, O instituto sempre faz um estudo e lança tonalidades que refletem o momento da sociedade, de acordo com as necessidades e novidades do mercado.

De acordo com a marca, o Living Coral já está sendo visto em passarelas de desfiles de moda, bem como nas mídias sociais. Em 2018, a cor escolhida foi uma tonalidade roxa vibrante, a Ultra Violet, e, em 2017, um verde chamado Greenery.

Quem é Pantone

A Pantone Inc. é uma empresa sediada em New Jersey e é conhecida pelo seu sistema de cor, o “Pantone Matching System” ou PMS. Largamente utilizado na indústria gráfica, além de ocasionalmente nas indústrias têxteis, de tintas entre outras. O conceito do sistema Pantone é sinalizar no projeto gráfico as cores desejadas através de suas respectivas numerações, com base nos guias e assim garantir a uniformidade das cores nos impressos. Lawrence Herbert, fundador da companhia desenvolveu o primeiro sistema de cores em 1963. Ele acreditava que o espectro de cores é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo, dessa forma o sistema consiste na identificação precisa de cores, através de numeração, não havendo a possibilidade de subjetividade humana. Assim, tornou-se muito mais confiável transmitir a intenção de cor de um projeto gráfico.

A Escala Pantone

Por ser composto por um único pigmento de cor, garante uma maior fidelidade de cor nos impressos gráficos, além de permitir que cores especiais sejam impressas, como as cores metálicas e fluorescentes. Sendo assim, a maior parte das cores do sistema Pantone não pode ser reproduzida pelo sistema de cores CMYK, já que este é composto pela mistura de quatro pigmentos primários. As que permitem tal simulação são descritas nos guias da empresa. Uma cor Pantone pode ser facilmente identificada com um conta-fio ou lupa. Ao contrário do sistema CMYK, não haverá retícula visível e a cor será chapada.