Quando falamos em CMYK E RGB, estamos falando em cor. E existem diferenças entre esses dois esquemas de cor que impactam diretamente no resultado da sua embalagem. Abaixo esclarecemos às diferenças e as melhores formas de como e onde utilizar.

  • O que significam:

A abreviatura RGB representa às cores Red (vermelho), Green (verde), e Blue (azul) e essas cores formam o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso dessas cores para compor imagens coloridas no computador (tela).  A abreviatura CMYK representa as cores Cyan (Ciano), Magenta, Yellow (amarelo), Black (preto) é utilizada para produção de materiais impressos.

  • Onde e como usar:

De forma simples, quando seu projeto for para ser utilizado apenas para ser reproduzido on-line como em monitores de TV, celulares, computadores sua escolha de qual esquema de cores utilizar pode considerar RGB, pois é importante lembrar que a proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, ou seja sem perder a qualidade.

Agora se o seu proposito for impressão lembre-se de que a proposta do esquema de cores CMYK é o utilizado pela indústria gráfica, e é desse modo pois o RGB é baseado na luz e por isso não serve para impressão de materiais.

  • Cuidados importantes:

Em softwares de edição como o Photoshop / CorelDraw, é possível observar exemplos da mistura de cores nos padrões RGB e CMYK, e o valor das cores presentes em cada mistura. O padrão CMYK representado nos softwares de edição de imagens é baseado na mistura de cores no computador, enquanto o modelo CMYK usado em gráficas é baseado na mistura de tintas sobre o papel. Dessa forma, é necessário estudar com cuidado o material a ser impresso, pois nem todas as cores podem ser reproduzidas da mesma maneira quando transferidas do computador para o papel. É por isso também que há outros modelos de padrões de cores no mercado, sendo que o mais popular deles é o Pantone que falaremos no próximo post.

Por isso é necessário cuidado ao imaginar o design da sua embalagem, e trabalhar com protótipos e um designer qualificado que saberá as diferenças entre esses esquemas de cores. O resultado final será exatamente como tens imaginado. Caso contrário poderá existir frustrações.


Peça agora mesmo um orçamento de embalagens.