Pensar na embalagem apenas no final da execução do produto é um erro comum e que pode custar caro. Essa construção exige um planejamento em conjunto, pois a embalagem é um agente de vendas. Por isso informações consistentes, como um design bem planejado são muito importantes. Há uma pesquisa que aponta que 3 segundos é o tempo que uma embalagem leva para chamar a atenção de um consumidor, e uma vez essa atenção atraída há 85% de chance de que ele adquira o produto.
Esse processo acontece de forma rápida e por isso é muito importante fazer um planejamento estratégico ao desenvolver sua embalagem.
Não esqueça de sempre observar esses pontos:
- Gere curiosidade – A diferenciação do seu produto pode ser destacada na embalagem através da forma, cor, tipo e grafismo. A curiosidade pelo diferente é uma das qualidades dos humano
- Identifique as características – Deixe claro o objetivo do seu produto, pois quanto mais certo do que é e para que serve, mais certo da compra ele estará. Por isso é de grande importância que a embalagem identifique as características do seu produto de forma esclarecedora
- Design estratégico – O design é fundamental, O design tem como umas das funções comunicar com o público alvo, que chame a sua atenção e o sensibilize. O design da embalagem é o grande vendedor e ele precisa ter um bom apelo a venda.
- Informações relevantes – A embalagem precisa conter as informações relevantes do produto, é o canal entre fabricante, produto e consumidor. Por isso as informações devem ser relevantes e informativas. Quanto mais relevantes mais seguro o mesmo estará da compra.
Muitos bons produtos acabam ficando na prateleira porque sua embalagem não os vende, a embalagem faz parte do trabalho de pesquisa e planejamento estratégico assim como todo o desenvolvimento do produto. Inclua esses detalhes no planejamento financeiro para que você possa desenvolver uma embalagem que venda seu produto de forma campeã.