O Futuro Depende de Nós
Com a crescente expansão do consumo pela melhoria do poder de compra da população ou até mesmo pela ampliação do acesso a produtos com melhores preços, derivados das aberturas de mercado com a globalização, antigos problemas são potencializados. Um deles é a crescente utilização de embalagens e com ela, a falta de consciência a respeito dos danos causados por esse uso desenfreado e irracional de materiais feitos a partir de combustíveis fósseis que criam problemas ambientais na hora de descartar.
Para que possamos mudar essa realidade precisamos criar a consciência de que a mudança não vai ocorrer em massa, mas de forma gradativa com tomadas de decisões que vão não só criar um novo modo de pensar, um modo sustentável, mas também fazer com que os que nos rodeiam possam serem influenciados por essas mudanças.
Para as embalagens existem vários materiais que podem ser utilizados na comercialização dos produtos com objetivo de diminuir o impacto ambiental. Dentre eles encontra-se as embalagens em papel. A muito tempo o Papel vem sendo uma fonte sustentável para embalagens e com o avanço da tecnologia ele passou a ser utilizado em diversos tipo de embalagens.
Conservação das Florestas
As árvores são reflorestadas por meio do plantio de mudas. No Brasil elas são cultivadas atendendo a planos de manejo sustentável, que têm como objetivo reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social. As florestas plantadas ajudam a reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção. Dessa forma, preserva-se as matas nativas e as florestas plantadas para fins industriais poderão suprir a necessidade de matéria-prima para a produção de diferentes tipos de papel (de embalagens, papel cartão e sacolas de papel) e outros produtos de amplo consumo.
Reciclagem
Por vários anos consecutivos o Brasil tem aumentado a reciclagem de papel e em 2017 chegou a marca histórica de 66,2% de reciclagem de papel. Isso só mostra o potencial do papel como opção sustentável, isso além de possuir uma geração de matérias primas de maneira sustentável como falamos anteriormente.
É um Produto Biodegradável
Diferente de produtos derivadoss de combustíveis fósseis o Papel é um Produto Biodegradável com Decomposição Natural. Com isso, mesmo que uma pequena parte ainda não seja reciclada o impacto ambiental desse descarte será baixo.
Sei que batemos muito nessa tecla, mas está em nosso DNA falar sobre esse assunto que é tão importante para nosso planeta. Compartilhe essa ideia, vamos levar a frente essa conscientização não esquecendo que a mudança começa por nós.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
Mahatma Gandhi