Você sabe o que é gramatura?
No mundo gráfico existem muitas nomenclaturas, que pra quem não está habituado pode parecer muito difícil de compreender. Mas é por isso que nós damos todo suporte na hora de entender a necessidade do cliente e buscamos facilitar a compreensão para que nossos clientes tenham certeza da escolha que irão fazer.
Umas das maiores dúvidas que ronda quem está em busca de escolher uma embalagem de papel é sobre a gramatura, e neste texto vamos trazer de forma breve o que gramatura é e como você deve escolher a melhor pro seu produto.
E Então que é gramatura?
Gramatura ou gramagem de papel é uma medida de peso que representa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Normalmente, os papéis mais pesados são mais grossos, enquanto os papéis mais leves são mais finos, mas pode haver exceções.
A gramatura é diferente da espessura, e muitas vezes as pessoas confundem as duas, porém a espessura é a distância entre as duas faces do papel, ou seja o que vai definir se ele é grosso ou fino.
E aí como escolher a gramatura ideal?
- 30g a 63g – Gramaturas mais finas de papel utilizados normalmente em jornais bobinas e etiquetas adesivas.
- 75g a 120g – Gramaturas muito utilizada por impressões domésticas e ou escritórios como papel timbrado. A gramatura de 120g é também utilizada para impressões de panfletos e cartões de visita, o custo é menor porém a qualidade é mais baixa também.
- 120g a 240g – Gramaturas que podem ser utilizadas para criar folders, flyers e outros impressos que exigem um pouco mais resistência e qualidade.
- 250g a 350g – Gramatura ideal para impressos que serão manuseados com frequência, como cartões de visitas, folders, cardápios, convites etc… Quanto maior a gramatura, maior a qualidade e também o custo.
- 350g mais – Acima de 350g são para impressões mais específicas e que exigem máquinas e processos mais industriais.
De forma simples e pura é isso sobre Gramatura. Agora saber qual o processo ideal para sua embalagem necessitará também de acompanhamento técnico, pois é imprescindível saber bem sobre o produto que a embalagem vai involucrar, muitas vezes na ânsia para reduzir custos o empreendedor acaba cometendo erros na escolha. Pra que isso não ocorra fique atento e consulte sempre um profissional qualificado.